25 janeiro 2007

POSTES & POSTAS

Nestas andanças bloguista a malta faz umas "Postas". Postas? que é isso? Eu faço Postes.
"Post" é feminino? Claro que não. Vem-me logo à ideia os emigrantes americanos que teimam em anunciar que tal coisa, lá, custa "duzentas" dólares. Até parece que os dólares são fêmeas...
Para mim, batido nestas coisas, "Postas" são de peixe!! Com umas pedrinhas de sal.
Era eu um puto quando tive acesso a um clássico da literatra de cordel.
A obra - "A Vaca Borralheira", autor - José Vilhena, edição - Gaiola Aberta.
Aí, pela primeira vez, fui às lágrimas quando a dado momento e referindo-se a um marmanjo que, nas palavras do autor, queria "montar" uma boazona, o dito começou a arrotar postas de pescada para ver se a levava na cantilena.
Achei a figura de estilo inultrapassável. Agora, andar a meter postas nos blogs tem algum jeito?
"Posta Mirandesa". Por força da "Posta Restante" - Correios Italianos - imagino que seja o Correio de Miranda do Douro. Ás tantas não é.
Isto tudo para dizer que, mais tarde ou mais cedo, isto da "Posta" vai acabar. Não tem futuro.
Há termos que nunca vingam. Quem não se lembra do "Naco" de avestruz que serviam em restaurantes?! Nunca mandei vir. O bicho, só por si, é uma avantesma desengonçada e eu ia mandar vir um "Naco"?! Os nacos são de chouriço ou de presunto.
Mas "Postes" são de iluminação e essas merdas - dizem vocês.
E quê?! Digo eu!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Recomenda-se ao autor deste blog que nunca na vida faça uma TAC à cabeça. Para evitar surpresas desagradáveis...

jg disse...

i.e.
Admitir que tenho cabeça, já é um bom começo!!

(Para os menos informados TAC é a sigla correspondente a Tomografia Á Cabeça)

Anónimo disse...

eu não me distingo nas postas.
eu distingo-me nas poustas!
e algumas posso eu dizer, modéstia à parte, que são umas putas dumas poustas!
outras são umas bostas dumas poustas, mas não são postas nem postes!

e, meu caro JG, já te respondi lá naquela coisa de encostar pessoal à parede!

quanto ao cartão Brolgue brolguista, que dá descontos nas nectarinas em várias mercearias: um dia respondo.
ou não!
;o)

bonifaceo disse...

Tenho aqui um diccionário no pc que veio uma vez com o JN e post pode ser poste, mas também lá vem por exemplo coluna... :D