29 maio 2009

DETALHES INTERESSANTES

«Um pedido ao primeiro-ministro: não saia mais pela porta das traseiras. Quando for apenas um cidadão, saia como quiser e por onde quiser. Enquanto for primeiro-ministro, coisa que eu espero ansiosamente que finde, saia pela porta da frente. Ao menos isso. Não envergonhe a democracia. Como assinala o blogger Nuno Nogueira Santos, o último primeiro-ministro da ditadura, Marcello Caetano, quando, no Quartel do Carmo, lhe foi proposto que saísse pelas traseiras respondeu: "Não! Só saio daqui pela porta por onde entrei. A porta da frente." Salgueiro Maia percebeu como sair pela porta da frente era importante para a dignidade de Marcello Caetano, dos militares que o depunham e do regime que dali nasceria. Com poucos homens e muita coragem Salgueiro Maia levou Marcello Caetano pela porta da frente. É nestas coisas que as pessoas se distinguem.»

Helena Matos, Público

6 comentários:

Anónimo disse...

Se ele sair, o que eu duvido, que seja pela porta que está mais perto...

Mofina disse...

Quando comecei a ler, pensei que me tinha enganado na porta.

Privada, o bacoco disse...

esta excelente!

Blimunda disse...

Ora Mofina! Não te enganaste na porta. A sala é que foi decorada com artigos pertencentes à verba financeira de "Publicidade e Propaganda-Taxa Normal"

Mrs. Jones disse...

Sim, meu querido,mas o Professor Marcelo Caetano não só era um verdadeiro e muito bom académico (ao contrário desse Sr. que pagou para lhe passarem um papel que atesta que é Eng.) como era um homem e um governante com sentido de Estado. Ah e também tinha vergonha na cara, tanto que chegou a ser convidado para regressar a Portugal e recusou-se sempre.

E o Salazar esse grande fascista. Tão fascista que era que quando morreu tinha meia duzia de trocos no banco. Hoje ninguém é preso injustamente, hoje ninguém leva no focinho numa esquadra de polícia, hoje ninguém é processado pelo Socrates porque há liberdade de expressão, hoje ninguém morre nas urgências dos hospitais porque afinal nós já deixamos de ser provincianos e passamos a ser europeus, hoje toda a gente tem acesso à justiça...

Não estou com isto a dizer que antigamente é que era bom, porque não sou nem nunca fui apologista de regimes autoritários. Agora pior do que um regime autoritátio assumido é um disfarçado.

Mas enquanto der para ir trocando de telemóvel e de carro o povo é sereno.

Farta de Filhos da puta é o que eu estou!

Faça a gentileza de aceitar o que lhe enviei, sim ??

Bj

Santa disse...

Oi JG!! Meu blog foi censurado no Brasil agora está hospedado em Portugal. Finalmente, consegui atualizar meus contatos. Todo conteúdo do Blog da Santa foi migrado para:
http://blogdasanta.blogs.sapo.pt/


Um abraço grande!