10 abril 2007

AGORA COPIEM-NOS!!!

Feriado à vista!!!
Para beneficiar de um feriado ou de uma tolerância de ponto, sempre fomos cristãos desde pequeninos.

No entanto contestamos tudo o que a Igreja professa, nunca fomos à missa nem pusemos
sequer os pés na catequese.
Imaginem a credibilidade que terá qualquer tipo de inquérito que nos façam, a propósito de religião.
Isto, cá para mim, já nasceu connosco...

19 comentários:

Unknown disse...

Sabe o que é que isto faz lembrar? Os grupos de teatro ou as associações que quando não precisam defendem que não se deve depender de subsidios, quando andam à rasca «ai deus nos acuda com subsidios». Não é de hoje, é doença antiga.
Abraço.

Capitão Merda disse...

Tenha calma, JG... :)
Eu nunca fui a qualquer catequese mas já li muitas merdas da Bíblia!
Atrevo-me até a dizer que discutiria (do ponto de vista filosófico e não religioso, claro) essas merdas com qualquer catequista!
Mai nada!...
Eh, eh... Jantei bem...

Anónimo disse...

Merda mesmo deve ser o capitão, visto que a Bíblia mesmo para quem não acredita, não é uma merda é tão só o livro mais lido do mundo!!Continue a jantar bem de preferência com menos alcóol!
V. Cardoso (eu assino)

Capitão Merda disse...

Um único comentário, Sr. V. Cardoso:
Em respeito ao meu caro JG não lhe dou a resposta que merecia...
Mas sempre lhe lhe pergunto: Só porque um livro é muito lido, isso significa que tenha valor literário?!
Presumo que o senhor se limite a olhar para as letras...

Capitão Merda disse...

Ah... A Bíblia não é um livro. É um conjunto deles.
Coligido por sectários tão acarneirados como os autores das merdas naqueles constantes...

Desculpe lá, JG. Se ficar chateado comigo eu saberei compreender.

Anónimo disse...

O JG parece ser um tipo de ideias arejadas; permitirá por isso que lhe diga que o interesse deste post começou com a troca de opiniões entre o capitão e o V.Cardoso; e permitirá que expresse aqui a minha opinião:V. Cardoso, não seja mais papista que o Papa; a tolerância é um dos princípios insítos na Bíblia que de forma tão indignada, defendeu.
Diz-se,na minha terra, que um santo triste é um triste santo. Reveja, pois, esses seus princípios tão arreigados que o fizeram ser...deselegante com o capitão.
Já ouviu falar em diversidade de opiniões?Se está tão certo do valor da bíblia, o que o assustou na descrença do Capitão?
Até na capacidade de fazer e receber humor somos provincianos.
Creio firmemente que o Capitão não tinha jantado bem; ainda era cedo; digo eu, nada e criada na mais profunda convicção católica;eu, que cumpri religiosamente todos os mandamentos da Santa Madre Igreja; e eu, que quanto mais acredito em Cristo, mais desacredito da Igreja e dos fundamentalismos que Ele tanto combateu; e eu, que aprecio sobremaneira o humor refinado e acutilante do Capitão.
Também assino: M.C.

Marreco disse...

...escapou-me aqui alguma coisa?!
eheheh...
Com Bíblia ou sem Bíblia este Blog está cada vez melhor!
Aquele abraço!

bonifaceo disse...

Respondendo ao post, o jg acertou, para criticar está sempre toda a gente pronta, mas quando é para beneficiar de algo, que poucos merecem, já estão prontos.

Quanto à nova discussão, não concordo com o M.C., o capitão merda tem que ter cuidado para não ferir susceptibilidades, porque trata-se de religião, crenças, e não de um livro qualquer de drama, não tratemos com banalidade um assunto que não o é.

António Conceição disse...

Vamos lá a ver se nos entendemos:

1- Capitão Merda escreveu: "Já li muitas merdas da Bíblia.
2- Para o leitor comum, isto quer dizer, em linguagem livre, que já leu muitas passagens da Bíblia.
O tom não será particularmente respeitoso, mas é usual. Todo nós nos referimos a ler umas merdas e isso não envolve qualquer juízo de valor sobre os textos lidos. Eu, pelo menos, posso perfeitamente ser apanhado a dizer uma coisa deste tipo: "não percebo nada de linguagem html, mas hei-de ver se leio umas merdas sobre o assunto". Não há nisto qualquer juízo de desvalor sobre a linguagem html. Pelo contrário.
4- Ora, em momento nenhum, que eu me apercebesse, o Capitão Merda qualificou a Bíblia como uma merda.
5- Se o tivesse feito, estava no uso da sua liberdade de expressão. Nada o deve obrigar a respeitar um livro mais do que outros livros. E ele tem todo o direito de desprezar os livros que muito bem entender, mesmo aqueles que outros consideram sagrados.
6- V. Cardoso, pelo que parece, cristão e crente no carácter sagrado e divino da "Bíblia", tem todo o direito de se sentir ofendido e de mostrar a sua indignação. Tem mesmo, do meu ponto de vista, o direito de retribuir e devolver os insultos que o livro da sua devoção recebeu do Capitão Merda. Só perde esse direito, porque, insisto, não me parece que tivesse havido insulto à Bíblia.
7- Não sei se a "Bíblia" é o livro mais lido do mundo. Admito que sim. Isso não oferece argumento nenhum a favor da Bíblia. Se o número de leitores fosse critério, Margarida Rebelo Pinto era a grande referência literária da literatura portuguesa contemporânea. O valor literário da Bíblia é discutível. Eu, pessoalmente, embora desequilibrado (porque, na verdade, a Bíblia são muitos livros, nem todos com a mesma qualidade), acho-o globalmente excepcional. Mas o que está verdadeiramente em causa é o seu valor sagrado. Esse é matéria de fé e, portanto, não discutível neste plano.

Em conclusão:
Defendo que toda a gente deve poder insultar toda gente e todos os valores e que ninguém tem, ao expressar as suas ideias, que respeitar as ideias de ninguém. A verdadeira falta de respeito só começa quando alguém, dispondo de poder, usa esse poder, para silenciar as ideias dos outros.
Não creio que aqui possa ser esse o caso.

bonifaceo disse...

Eheheh, o funes é o maior, mais ou menos, não concordo com tudo, mas a conclusão está quase boa.

Mofina disse...

Também acho.

Mofina disse...

Mas se calhar, não.

Mofina disse...

Vou pensar.

jg disse...

JORGE C:
Lá está. Nascemos assim!!

CAPITÃO, V.C., M.C. e FUNES:
Penso ser do vosso conhecimento que neste blog não há restrições de comentários ou opiniões. Cada um é livre de expressar-se da forma que bem entender sabendo certamente que as opiniões são da inteira responsabilidade de quem as emite.
A troca de opiniões entre intervenientes, independentemente da forma que é feita, acaba sempre por acrescentar-nos algum conhecimento.

MARRECO:
Tal como nos voos aqui tb se apanham poços de ar!!

BONI:
Tb não concordo com M.C.. Não sou um tipo de ideias arejadas. Sou mais uma besta à moda antiga. Não precisavas de me descobrir a careca, pá. Agora todos vão ficar a saber!!!

FUNES:
A conclusão do último comentário é a essência da democracia. Paradoxalmente, em democracia e particularmente na nossa, combatem ferozmente este princípio em nome da dita.

BONI:
O Funes se fizer um esforço é capaz de lá chegar. Mas isso de mandares palpites só por si não basta. Deves dizer o que é que lhe faltou para que a conclusão, quas boa, ficasse perfeita.

MOFINA:
Depois, diz alguma coisa.

Anónimo disse...

JG, não o fazia careca.
julgava-o mesmo de ideias arejadas mas de farta cabeleira.
Se é como diz, uma besta à moda antiga, este sítio ganhou outro encanto.
MC

Anónimo disse...

cito:"já li muitas merdas da Bíblia!" escrito por CM.
digo:
Quem quer respeito dá-se ao respeito!
Quanto ao olhar para as letras digo ao "CM" que ainda as sei juntar, há quem não consiga!Quanto aos outros comentários só digo e reconheço que deveria ser mais tolerante, mas ainda estou londe de J. C e como tal fico alterado com tanta falta de respeito. Peço descupla ao J.C e aos outros leitores. Para o "CM" as maiores felicidades.
Eu assino o que escrevo: V. Cardoso

Capitão Merda disse...

:)

Irene Ermida disse...

até me apetece dizer «santo deus!» o que tenho perdido por aqui!!!
estas altercações animam, não é??? se bem que este blog é sempre muito animado. Parabéns jg

jg disse...

Novamente em teste