26 abril 2007

PASSARINHOS A VOAR?!!!

Da minha memória de puto malandreco, no tempo em que não havia músicas com pinguins nem parvoices do género, lembro-me da letra de uma cantilena que me fez despertar os meus primeiros instintos e a minha imaginação fértil, para a época:

No baile da Dona Estér
Feito a semana passada
Foram dar com o chofer
A dançar com a criada

Dizia ela baixinho:
- Querido, tu és bestial!!
Eram praí sete e pico
Oito e coisa nove e tal...

Conseguia ver tudo. Tim-tim por tim-tim...

8 comentários:

António Conceição disse...

Salvo erro, a musiqueta em causa era do conjunto António Mafra.
Lembro-me que um dia a minha mãe comprou umas toalhas num establecimento que os membros do dito grupo tinham na Rua Formosa, em frente ao Bolhão, no Porto.
Fui com ela e fiquei orgulhosíssimo. Tinha estado ao pé de uns gajos que até tocavam na rádio e um deles até tinha dito para a minha mãe: "Faz favor, minha senhora".

Mofina disse...

Tinha umas ideias que a música era mais do conjunto Maria Albertina, mas se o funes foi íntimo da celebridade António Mafra, rendo-me.

Isto de evocar tão recuadas lembranças, é um sinal...

Capitão Merda disse...

JG, você é, como diz o meu velho, do tempo da Maria Cachucha!
E não me pergunte quem é a dita cuja.
Não faço a menor ideia!

António Conceição disse...

Cara Mofina Mendes,

Eu escrevi "salvo erro". Se calhar, a razão está consigo e a cançoneta é mesmo da "Maria Albertina".

Irene Ermida disse...

que memória!
só recordo mesmo os dois últimos versos!!! é dramático!
mas estou serena, pois naquela altura ainda pouco se falava em traumas... :-)

Mofina disse...

Estimado Funes:

Fui pesquisar e não tenho razão coisa nenhuma. Aliás, nem tenho idade para me lembrar dessas antiguidades... E não me contradiga porque eu que sei!=

Anónimo disse...

Definitivamente, António Mafra.
E aletra era um bocadinho diferente; dizia assim:
(No baile da D. Ester
aí pela semana passada
foram dar com o chaufer
a brincar com a criada.
Dizia ela baixinho
"Na prize és bestial",
eram prá´sete e pico
oito e coisa, nove e tal.)

E havia mais:
Está quieto, não mexas
(isso era antigamente)
Hoje toda a gente mexe
de uma maneira diferente.

Passa a gente a vida inteira
sem descansar um bocado
Mas não existe maneira
de pôr o mexer de lado.

::::::::::::::::::::::::

Não sou contemporânea do Grupo António Mafra, mas sou-o da velha Estudantina universitária de coimbra que reeditou alguns dos temas .

jg disse...

FUNES:
As ditas toalhas devem valer, hoje, uma fortuna!!

MOFINA:
Cada tiro cada melro...

CAPITÃO:
A Maria Cachucha é do Paião. Não diga que não conhece!!

IRENE:
Dramático é quando nos passam ao lado e parece que nunca as vimos. As memórias!!

MOFINA:
Não consegues escrever um parágrafo sem perder umas letritas pelo caminho?!!

ANÓNIMA:
Obrigado pelo esclarecimento.
Só por curiosidade, essa tal de "velha" Estudantina já não é assim tão, tão ... nova, pois não?!!!